terça-feira, 22 de setembro de 2009

Algo acerca professores

Fiz este texto para um seminário de professores de inglês.
Vou omitir certas partes para tornar o texto mais curto.


A razão porque comecei a escrever não tem particular interesse, mas estava relacionada com o popular grupo humorístico Gato Fedorento. Escrevi um poema em inglês em resposta a uma das suas “provocações”, chamemos-lhe assim. E desde então, nunca mais parei. O gosto pela escrita e pela muita leitura empregnou-se em mim e nunca mais me largou. Tenho de confessar que gosto de escrever com música. Jazz sobretudo. Escrevi este texto ao som do Round Midnight do Dexter Gordon.
Eu sei que os professores sentem uma enorme desmotivação, que é visível nas muitas manifestações de rua que têm surgido um pouco por todo o pais. Mas essa desmotivação não deve perpassar para os alunos. Se me perguntam se os alunos têm de saber menos hoje do que antigamente, digamos há dez anos atrás, eu diria que não.
A internet dá informação mas é preciso conhecê-la. É preciso saber para saber como procurar informação.
É importante ter sempre em mente que um excelente professor faz um excelente aluno e talvez vice-versa. Não se deve facilitar de forma alguma, mas devemos dar espaço ao erro do aluno. Só deixando o aluno errar é que ele pode aprender.
Como é que se incentiva um aluno a ler mais? Fazendo-lhe ver que as respostas que procura para a vida estão na leitura. A leitura fornece todas as respostas para a vida que um jovem ou um adolescente procura, principalmente os grandes clássicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário